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A Cia. de Teatro Os Satyros foi fundada em SĆ£o Paulo, em 1Āŗ de abril de 1989, por Ivam Cabral e Rodolfo GarcĆ­a VĆ”zquez.

Com o espetĆ”culo ā€œSalĆ³, SalomĆ©ā€, de 1992, o grupo foi convidado para atuar em festivais em Portugal e Espanha, o que levou Ć  criaĆ§Ć£o da sede portuguesa da companhia, que perdurou atĆ© 1999, em Lisboa.

Em 1994, Os Satyros inauguram seu nĆŗcleo em Curitiba e, a partir de 1997, estabelecem um braƧo em Berlim, na Alemanha, que se manteve ativo atĆ© 2004. A sede curitibana permaneceu operante atĆ© 2009.

Desde dezembro de 2000, o grupo mantƩm o seu EspaƧo dos Satyros na PraƧa Roosevelt. Ao longo destes 35 anos, Os Satyros:

ā€” Produziram 145 espetĆ”culos;

ā€” Atuaram em 36 paĆ­ses, em quatro continentes;

ā€” Desde 1990, Os Satyros sempre tiveram espaƧos prĆ³prios em SĆ£o Paulo, Lisboa e Curitiba. Na PraƧa Roosevelt, durante o perĆ­odo de 2004 a 2020, o grupo manteve o EspaƧo dos Satyros Um e o EspaƧo dos Satyros Dois, com uma intensa programaĆ§Ć£o;

ā€” Entre 2006 e 2008, no Jardim Romano, na regiĆ£o do Jardim Pantanal, no extremo da Zona Leste da cidade, o grupo manteve o EspaƧo dos Satyros TrĆŖs. Este trabalho deu origem ao projeto da SP Escola de Teatro;

ā€” Idealizou a SP Escola de Teatro e, em colaboraĆ§Ć£o com os coletivos DramĆ”ticas em Cena, EspaƧo CenogrĆ”fico, Grupo MacunaĆ­ma, ParlapatƵes e Teatro da Vertigem, fundou a AssociaĆ§Ć£o dos Artistas Amigos da PraƧa, responsĆ”vel por estruturar
o projeto pedagĆ³gico da instituiĆ§Ć£o, que hoje serve de inspiraĆ§Ć£o para vĆ”rias escolas de teatro ao redor do mundo;

ā€” Uma das caracterĆ­sticas do grupo Ć© manter suas peƧas em cartaz por longos perĆ­odos. Dezenas de suas produƧƵes acumularam mais de 100 apresentaƧƵes;

ā€” A peƧa “A Filosofia na Alcova”, estreada em 1993 em Lisboa, realizou mais de 1.000 apresentaƧƵes em diversas cidades da FranƧa, Inglaterra, EscĆ³cia, UcrĆ¢nia, Estados Unidos, BolĆ­via e Brasil;

ā€” ā€œPessoas Perfeitasā€ e ā€œOs 120 Dias de Sodomaā€ foram encenadas em mais de 500 sessƵes;

ā€” Foi a primeira companhia de teatro brasileira a ter um site na internet, em 1994;

ā€” Entre os anos de 2002 e 2005, Os Satyros mantiveram uma estaĆ§Ć£o de rĆ”dio. Chamada RĆ”dio Livre Satyros, operava atravĆ©s de faixa de transmissĆ£o FM, frequĆŖncia 88,7MHz;

ā€” TambĆ©m foi a primeira companhia de teatro ocidental a se apresentar na UcrĆ¢nia, em 1993, apĆ³s a queda do muro de Berlim;

ā€” No Brasil, o trabalho do grupo foi objeto de dezenas de pesquisas de mestrado e doutorado em Ć”reas como urbanismo, psicologia, comunicaĆ§Ć£o, sociologia, geografia e teatro;

ā€” VĆ”rias publicaƧƵes em livros e artigos ao redor do mundo falaram das experiĆŖncias estĆ©ticas do grupo;

ā€” Ivam Cabral e Rodolfo GarcĆ­a VĆ”zquez contribuĆ­ram com artigos para renomadas publicaƧƵes internacionais, sendo algumas editadas por importantes editoras como a Routledge, do Reino Unido;

ā€” Ao longo deste perĆ­odo, uma grande parte da produĆ§Ć£o dramatĆŗrgica do grupo foi compilada e editada. No total, foram publicados mais de 20 livros;

ā€” Textos de Ivam e Rodolfo foram traduzidos para inglĆŖs, espanhol, alemĆ£o e sueco, alĆ©m de terem sido editados em Cuba e Angola;

ā€” O grupo criou o festival Satyrianas ā€“ Uma SaudaĆ§Ć£o Ć  Primavera, um dos maiores eventos de artes do Brasil. Em sua Ćŗltima ediĆ§Ć£o, a 23ĀŖ, mais de 400 atraƧƵes se apresentaram para um pĆŗblico que superou a marca de 30 mil pessoas;

ā€” Em 2009, o Satyrianas foi incluĆ­do no CalendĆ”rio Oficial do Estado de SĆ£o Paulo, atravĆ©s da Lei 13.750, de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi.

ā€” Receberam mais de uma centena de prĆŖmios, no Brasil e no exterior (Cuba, ƍndia, Estados Unidos, Reino Unido e Kenya);

ā€” Desde 2019, tambĆ©m faz parte do CalendĆ”rio Oficial da Cidade de SĆ£o Paulo, conforme a Lei 17.757, aprovada a partir de uma proposta do vereador Celso Giannazi;

ā€” Em 2014, o Conselho Municipal de PreservaĆ§Ć£o do PatrimĆ“nio HistĆ³rico, Cultural e Ambiental da Cidade de SĆ£o Paulo (Conpresp) reconhece Os Satyros como ā€œPatrimĆ“nio Imaterial da cidade de SĆ£o Pauloā€.

ā€” Em 2014, atravĆ©s do vereador Floriano Pesaro, o grupo recebe a Salva de Prata, a maior comenda da CĆ¢mara Municipal de SĆ£o Paulo;

ā€” Em 2019, o deputado Carlos Giannazi concede ao grupo o Colar de Honra ao MĆ©rito Legislativo;

ā€” TambĆ©m em 2019, atravĆ©s do vereador Celso Giannazi, Ivam Cabral Ć© condecorado CidadĆ£o Paulistano;

ā€” Em 2022, Ivam Cabral recebe a Medalha Tarsila do Amaral, do Governo do Estado de SĆ£o Paulo;

ā€” Ainda em 2022, Ivam Cabral conquista a Ordem do MĆ©rito Medalha M.M.D.C Caetano de Campos, condecoraĆ§Ć£o que Ć© a maior honraria do Governo do Estado na Ć”rea da educaĆ§Ć£o;

ā€” Antes da chegada dos Satyros, hĆ” 25 anos, ao pegar um tĆ”xi para a PraƧa Roosevelt, o motorista precisava ser orientado: ā€œNo centro ou no BrĆ”s?ā€ Sim, a estaĆ§Ć£o integrada do BrĆ”s chamava-se (ou ainda se chama?) EstaĆ§Ć£o Roosevelt e
era muito mais famosa do que a praƧa da igreja da ConsolaĆ§Ć£o.

ā€” Em 1993, o grupo foi censurado na UcrĆ¢nia, resultando no cancelamento da temporada do espetĆ”culo “Philosophy in the Alcove” apĆ³s a apresentaĆ§Ć£o de estreia;

ā€” Em 1993, apĆ³s denĆŗncias da AssociaĆ§Ć£o da Moral e Bons Costumes da EscĆ³cia, o grupo precisou de seguranƧa policial para continuar se apresentando no Edimburgh Fringe Festival;

ā€” O grupo produziu dois longas-metragens de sucesso: ā€œHipĆ³teses para o Amor e a Verdadeā€ (2014) e ā€œA Filosofia na Alcovaā€ (2017);

ā€” Mais recentemente, o grupo criou o Cine Satyros Bijou, resgatando a importĆ¢ncia histĆ³rica da icĆ“nica sala de cinema da PraƧa Roosevelt;

ā€” Desde 2009, o grupo realiza o Festival Satyricine Bijou, que, a partir de 2019, passou a premiar a produĆ§Ć£o cinematogrĆ”fica nacional contemporĆ¢nea;

ā€” A atriz Phedra De CĆ³rdoba tornou-se a primeira cidadĆ£ cubana a cruzar a alfĆ¢ndega de seu paĆ­s como mulher transgĆŖnera para as apresentaƧƵes do espetĆ”culo “Liz” em Havana, em 2009;

ā€” No filme ā€œHipĆ³teses para o Amor e a Verdadeā€, de 2014, trĆŖs dos seis protagonistas sĆ£o pessoas trans;

ā€” A peƧa “Transex”, de 2003, Ć© provavelmente o primeiro texto nacional a trazer um casal romĆ¢ntico transcentrado como protagonista.