fbpx

Categories:

Espetáculo "Hora de Brincar" na sua escola!

05/03/2018, 5:22p.m.

Filmes premiados no Festival Satyricine Bijou

10/02 – QUINTA

SESSÃO ÚNICA DAS 20H

CURTAGoma20′

Kid é um jovem Mc que vive rodeado por música na sua quebrada. Ele nutre uma admiração pelas letras das músicas de Preto, seu parceiro, e deseja passar a mesma visão em suas rimas. Porém Kid terá que enfrentar a discriminação de alguns mc’s nas batalhas de rimas.

Ano: 2019

Direção: Igor Vasco 

Premiação: Menção Honrosa

LONGA Todo Carnaval Tem Seu Fim 01h20 

Em pleno Carnaval, Carol descobre que foi traída por seu “namorido”, Beto. Suas melhores amigas inconformadas abandonam um feriado “detox” com a missão de arrastar Carol para o Carnaval. Enquanto isso, Beto e seu amigo Diego saem em uma busca implacável para redimir o erro e reduzir o dano das três amigas embriagadas em busca de vingança.

Ano: 2020

Direção: Vitor Baumgratz & Paulo Leite

Premiação: Melhor Intérprete

Projeto Cinema Falado Com mediação de Alain Fresnot, uma roda de conversa com cineastas e pessoas premiadas nas diversas categorias do Festival Satyricine Bijou, ocorrido online em setembro de 2021, abordando temas como os desafios de fazer o primeiro filme e as perspectivas do cinema brasileiro. 

11/02 – SEXTA

SESSÃO DAS 19H

CURTACrua23′

Uma adolescente pertencente a uma família de classe média tenta lidar com incômodos que a perseguem cotidianamente e traumas do seu passado.

Ano: 2020

Direção: Clara Vilas Boas e Emanuele Sales

Premiação: Melhor Filme e Revelação de Intérprete  

LONGA Entre Nós Talvez Estejam Multidões 01h32 

“Entre Nós Talvez Estejam Multidões” propõe uma jornada imersiva junto aos sujeitos e agentes da ocupação Eliana Silva, em Belo Horizonte, durante o período eleitoral que conduz ao poder o projeto fascista capitaneado por Jair Bolsonaro. A obra é conduzida por meio dos sonhos, contradições e lembranças dos sujeitos que nela vivem, formulando assim o imaginário dessa comunidade num filme que articula-se como uma pintura mural.

Ano: 2020

Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito

Premiação: Melhor Filme 

SESSÃO DAS 21H

CURTAFosfeno 12′

Teçá é uma jovem solitária que trabalha como DJ. Durante seu setlist em uma festa, uma mulher tira uma foto de Teçá. Essa mulher continua aparecendo pelo seu caminho.

Ano: 2021

Direção: Clara Vilas Boas e Emanuele Sales

Premiação: Melhor Direção de Arte

LONGA Rua Guaicurus 01h15 

A rua Guaicurus é uma das maiores zonas de prostituição do Brasil, localizada no centro da cidade de Belo Horizonte, desde os anos 50. Atualmente funcionam mais de 25 hotéis na região, com aproximadamente três mil trabalhadoras do sexo. O filme vai revelar este enorme complexo de prostituição por meio de situações que eclodem das relações entre suas personagens.

Ano: 2019

Direção – João Borges

Premiação: Melhor Direção e Revelação de Intérprete  

12/02 – SÁBADO

SESSÃO DAS 18H

CURTARejunte09′ 

“Rejunte” é um retrato de Iraci Pereira, mulher, mãe e pedreira, aos 44 anos passou por dois relacionamentos abusivos e sofreu todo tipo de violência, até reconstruir sua vida e se encontrar na construção civil, ambiente de trabalho majoritariamente masculino.

Ano: 2020

Direção: Giulia Baptistella

Premiação: Melhor Direção

LONGA Espero Que Esta Te Encontre e Que Estejas Bem 01h24 

Em janeiro de 2011 um lote com 110 cartas de amor foi encontrado em uma Feira de Antiguidades, todas escritas por uma moradora de Campo Grande/MS para o seu noivo no Rio de Janeiro. Durante 2 anos, 1952/53, ela relata sobre a paixão e a distância. A partir desta descoberta, uma investigação se inicia para localizarmos este casal apaixonado e descobrirmos o desfecho do romance. Uma história sobre amor, tempo e memória.  

Ano: 2020

Direção: Natara Ney

Premiação: Melhor Montagem 

SESSÃO DAS 20H

CURTAEm Quadro 12′

Num set de filmagem, olhares, gestos e palavras atravessam, invadem e oprimem.

Ano: 2020

Direção: Luiza Campos

Premiação: Melhor Roteiro e Intérprete

LONGA Mulher Oceano 01h40 

Ao se mudar para Tóquio, uma escritora brasileira se dedica a escrever seu novo romance, instigada por suas experiências no Japão e por uma das últimas cenas que presenciou no Rio de Janeiro: uma nadadora de travessia oceânica rasgando o horizonte com vigorosas braçadas em mar aberto. Essas duas mulheres aparentemente não compartilham nenhuma conexão, até que suas vidas começam a interferir uma na outra, estranhamente ligadas pelo mar. Hannah, a escritora, mergulha em uma jornada de auto descoberta no Japão, enquanto Ana, a nadadora no Rio, estranhamente tem seu corpo transformado em uma espécie de Oceano interior.

Ano: 2020

Direção: Djin Sganzerla

Premiação: Melhor Fotografia e Direção de Arte

SESSÃO DAS 22H

Amanhã19′ 

A metrópole que não dorme jamais parece ignorar o homem que está prestes a se jogar do alto do prédio.  Apenas um jovem demonstra interesse pelo espetáculo.

Ano: 2020

Direção: Aline Flores e Alexandre Cristófaro

Premiação: Melhor Fotografia, Intérprete e Trilha Sonora   

LONGAA Senhora que Morreu no Trailer 01h38 

A conturbada trajetória de Suzy King é revelada nessa história de vida e morte. Ela foi uma dançarina exótica, encantadora de serpentes e faquiresa brasileira encontrada morta em um trailer na fronteira dos Estados Unidos com o México em 1985. Três décadas depois, atrizes, cantoras, músicos e performers resgatam aspectos de sua personalidade enquanto dois historiadores tentam montar o complexo quebra-cabeça de sua vida.

Ano: 2020

Direção: Alberto Camareiro e Alberto Oliveira 

Premiação: Melhor Trilha Sonora e Menção Honrosa

13/02 – DOMINGO

SESSÃO DAS 19H

CURTAMemby17′ 

Num sonho, me encontrei com os ancestrais. Assista no escuro e com som alto. Este filme possui efeitos estroboscópicos e pode ser danoso para pessoas com epilepsia e fotosensibilidade.

Ano: 2020

Direção: Rafael Parrode

Premiação: Menção Honrosa

LONGA Eu, Empresa 01h22 

Um trabalhador informal enfrenta problemas financeiros e emocionais. Sem oportunidades decentes de trabalho, ele cria um canal no Youtube para tentar monetizar suas pequenas histórias de fracasso, enquanto presta serviços precarizados para empresas estrangeiras.

Ano: 2021

Direção: Leon Sampaio e Marcus Curvelo

Premiação: Melhor Roteiro e Intérprete

SESSÃO DAS 21H

CURTAEsmalte Vermelho Sangue 13′ 

A partir de entrevistas com mulheres vítimas de violência doméstica, e usando apenas imagens de arquivo de filmes de ficção e de canais do YouTube, o documentário trata da intercessão entre práticas de beleza e relacionamentos abusivos.

Ano: 2020

Direção: Gabriela Altaf

Premiação: Melhor Montagem 

LONGA Zona Árida 01h16 

Como é ser uma estrangeira na cidade mais conservadora dos Estados Unidos? Em 2001, a diretora brasileira Fernanda Pessoa, aos 15 anos, vive a experiência de ser uma aluna de intercâmbio por um ano em Mesa, no Arizona, considerada a cidade mais conservadora dos EUA. 15 anos depois – e dois meses antes da eleição de Donald Trump – ela retorna para tentar entender sua experiência lá e as ideias conservadoras em relação a temas como a fronteira mexicana, o estilo de vida country, a religiosidade e o patriotismo.

Ano: 2019

Direção: Fernanda Pessoa

Premiação: Menção Honrosa

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *