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Espetáculo "Hora de Brincar" na sua escola!

05/03/2018, 5:22p.m.



Depois das montagens brasileira, afro-europeia e norte-americana da peça digital “A Arte de Encarar o Medo”, a cia Os Satyros estreia em junho a versão mundial, com atores da Alemanha, Angola, Argentina, Cabo Verde, Coreia, Cuba, Bolívia, Brasil, China, Filipinas, França, India, Indonésia, Irã, Nigeria, Quênia, Reino Unido, Rússia, Singapura, USA e Venezuela, que farão a peça cada um de sua casa, dirigidos por Rodolfo García Vázquez, diretor da cia brasileira.

 “The Art Of Facing Fear”

versão World United (Nações Unidas, Mundo Unido)

Atores de cinco continentes reunidos pelo teatro para falar do acontecimento planetário que mudou as vidas de mais de sete bilhões de pessoas.

“A Arte de Encarar o Medo”, reconhecida como um dos trabalhos icônicos criados a partir da pandemia, foi encenado pela primeira vez em junho de 2020, falando da perplexidade e do medo diante de uma situação desconhecida enfrentada por todo o planeta, e que ainda hoje guarda muitas perguntas sem resposta.

A montagem, que já foi vista por mais de 30 mil pessoas, é uma coprodução da cia Os Satyros e The Red Curtain International, organização artística da Índia, país que é hoje o epicentro da pandemia.

PRÉ-ESTREIA: dia 18 de junho (6ªf), às 21h30 (horário de Brasília) com legendas em português  

ESTREIA: dia 19 de junho (sab), às 15h e 23h (horário de Brasília)

TEMPORADA GRATUITA

APRESENTAÇÕES E HORÁRIOS (horário de Brasilia): 

18/06 (6ªf) às 21h30

19/06 (sab) às 15h e 23h

20/06 (dom) às 8h 

26/06 (sab) às 15h e 23h

27/06 (dom) às 8h

03/07 (sab) às 15h e 23h

04/07 (dom) às 8h

RETIRADA DE INGRESSOS: a partir de 1º de junho em https://www.theredcurtaininternational.org/

DURAÇÃO: 60 min / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos / GÊNERO: drama / TEMPORADA: até 04 de julho

Ainda que em tempos de enfrentamento mundial da Covid-19 a retomada das atividades artísticas ainda requeiram muito esforço e cuidados, especialmente no Brasil, é fato que os artistas de teatro precisam trabalhar. É um mundo que volta ao poucos, variando de acordo com o estágio de controle da pandemia em cada país. Mas ainda é um assunto que diz respeito a todo o planeta, então nada melhor do que reunir as experiências dos cinco continentes sintetizando, numa obra artística, o mesmo sentimento que respira o mundo. Numa aparente contradição, isso se torna possível justamente agora, nessa nova vida diante das telas. 

A COMUNHÃO DAS DIFERENÇAS – A LÍNGUA, A CULTURA, O FUSO HORÁRIO

Com direção de Rodolfo García Vázquez, cofundador e diretor d’Os Satyros, o espetáculo será realizado majoritariamente em língua inglesa, com trechos em outras línguas nativas dos atores. Assim como todos os ensaios, todas as apresentações acontecerão remotamente e em tempo real, com cada ator em sua casa, em seu país e respectivo fuso horário, numa engenharia de conciliação de mundos diversos.

“Vinte e cinco atores de cinco continentes! Se você acha que encontrá-los foi difícil, imagine marcar os ensaios com todos esses fusos horários. Felizmente, The Red Curtain International já desenvolveu alguma expertise em montar agendas com diversos fusos horários, uma vez que já produzimos duas versões do festival global de teatro online Good The@tre Festivals & Awards. O Júri Internacional também teve que assistir às performances ao vivo (peças gravadas não são teatro de verdade!), então nós já sabíamos um pouco sobre quais os melhores horários se o mundo precisasse se encontrar online. Os Satyros também sabem bastante sobre fazer agenda global de ensaios com diversos fusos horários, já que também produziram as versões afro-europeia e norte-americana dessa peça”, conta o diretor e produtor indiano Sumit Lai Roy, um dos fundadores do The Red Curtain International.

“The Art Of Facing Fear” mantém seu mote original, mas será renovada em função das múltiplas nacionalidades do elenco e também da passagem do tempo entre a primeira estreia e os dias de hoje: “Nenhum trabalho dos Satyros ignora as condições sociopolíticas, econômicas e culturais dos artistas envolvidos no trabalho. Portanto, o roteiro irá refletir muito da dinâmica desenvolvida com este elenco transcultural.”, explica Rodolfo García Vázquez.

SINOPSE

Em um futuro distópico, pessoas tentam reconstruir histórias de uma vida anterior à pandemia. Em quarentena há 5.555 dias, isolados e angustiados, criaram um grupo na internet para se conectar. Esses amigos não entendem como ainda existe energia elétrica nem acesso à web, porque as emissoras de televisão e os jornais deixaram de existir e as cidades foram abandonadas. A depressão, a solidão, o medo do contágio, a angústia pela proximidade da morte perpassam as cenas do espetáculo.

A IDEIA DE UMA PEÇA MUNDIAL

A ideia de “The Art Of Facing Fear” versão World United (Nações Unidas, Mundo Unido) nasceu em 2020, durante o ensaio técnico d’Os Satyros para o Good Theatre Festival & Awards, produzido pelo The Red Curtain International, organização artística indiana sem fins lucrativos que produz peças e festivais em beneficio de causas sociais. Na ocasião, Rodolfo mencionou o interesse em incluir atores da Ásia na produção, e a ideia foi consolidada quando o Júri Internacional, formado por oito países, elegeu “The Art of  Facing Fear” (versão afro-europeia) como a Melhor Produção entre todas as produções globais do festival. 

A temporada, inicialmente prevista para três semanas, será gratuita e aberta a receber contribuições pelo link: https://www.theredcurtaininternational.org/donate. O dinheiro arrecadado irá para os artistas, e a ideia é tentar seguir com a peça conforme cheguem as contribuições.

Na véspera da estreia, no dia 18 de junho (6ªf), acontecerá uma pré-estreia oferecida pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) com legendas em português.

FICHA TÉCNICA:

Produzido por The Red Curtain International e Os Satyros

Dirigido por Rodolfo García Vázquez

Escrito por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez

Elenco

Abel Garcia 

Antonio Peredo Gonzales

Bola Stephen-Atitebi

Bong Cabrera

Chasse Jingya Peng

Inna Lipovets

Fenny Novyane

JF Cuvillier 

João Branco

Mahana Narimani

Maria Brighenti

Mariana Alom

Nakasha Norwood

Nina Erst

Nina Denobile Rodrigues

Nirmal Sekhar

Norberto O. Portales III

Paulo Figueira

Onyango Daisy A.

Roxanne Korda

Rutva Satish

Sedona Vivirito

Sabrina Denobile 

Segun Adefila 

Shirleen Ishenyi

Victoria Chen

Yena Gim

Apoio Cultural Associação Paulista dos Amigos da Arte, #CulturaemCasa e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

The Red Curtain International

Produtor: Sumit Lai Roy

Tesoureiro: Paul Lopez

Webpage: Tanmay Patel, Gordon Grant 

Gerente de Relações Publicas: Radha Iyengar

Time de Relações Publicas: Aishwaria Sherine, Ananya Ravi Shankar, Dyan Boby, Karen David, Shivani Meherwade, Sneha Raitani 

Os Satyros

Direção: Rodolfo Rodolfo García Vázquez

Dramaturgia: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez

Participação em Vídeo: Ivam Cabral

Design de Aparência: Adriana Vaz

Assistência de Design de aparência: Letícia Gomide

Multimídia Designer: Henrique Mello

Iluminação: Rodolfo García Vázquez

Fotografia: Andre Stefano

Trilha Original: Marcelo Nassi

Produção: Janna Julian

Produção de captação: Silvio Eduardo

Marketing e Social Media: Diego Ribeiro e Isabella Garcia

Assessoria de Imprensa: JSPontes – João Pontes e Stella Stephany

THE RED CURTAIN INTERNATIONAL

https://www.theredcurtaininternational.org

The Red Curtain International é uma organização sem fins lucrativos criada em Calcutá, India, em 1969, para apresentação de peças teatrais e festivais em beneficio de causas sociais. Atualmente baseada na Georgia, Estados Unidos, dedica-se a promover o teatro digital. 

É formada por artistas e profissionais de outras áreas que apoiam a arte – atualmente são mais de 1500 membros em 30 países e a organização segue crescendo.

Não são cobradas taxas para se tornar um membro. Todo aquele que tiver participado de uma peça ou festival produzido pela organização, pode se tornar membro. Doações para os eventos produzidos pelo TRCI são frequentes e bem vindas, e quem doa torna-se membro, caso deseje.

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